POBREZA MENSTRUAL: REALIDADE A SER ENFRENTADA NO BRASIL
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo discute a pobreza menstrual como um fenômeno social que afeta milhares de brasileiras e objetiva analisar as circunstâncias da pobreza menstrual e as estratégias de enfrentamento. Segue metodologia de abordagem qualitativa, quanto à forma, é considerado não experimental, levanta e analisa informações feitas através de pesquisas e estudos em referenciais bibliográficos e documentais. Assim, incita e problematiza a construção de meninas mais informadas, na busca do acesso a seus direitos, de forma mais livre de estigmas e tabus e as despertam o desejo de oportunidades e escolhas dignas.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Citas
BOBEL, C. O Corpo Gerenciado: Desenvolvendo Meninas e Saúde Menstrual no Sul Global. Cham: Palgrave Macmillan, 2019.
BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
BRASIL. Lei n. 14.214, de 6 de outubro de 2021. Institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 7 out. 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2021-2022/2021/lei/L14214.htm. Acessado em: Set. 2024.
FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – UNFPA. Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdades e violações de direitos. 2021. Disponível em: https://brazil.unfpa.org/pt-br/publications/pobreza-menstrual-no-brasil. Acessado em: Set. 2024.
GOMES, A. M.; COSTA, M. F. A relação entre a pobreza menstrual e a educação: Impactos e soluções. In: SILVA, T. R. (Org.). Gênero e saúde: Uma análise crítica da realidade brasileira. São Paulo: Editora Pioneira, p. 120-140. 2021.
PEREIRA, L. R.; COSTA, A. R. Pobreza menstrual no Brasil: Desafios e perspectivas para a promoção da saúde das mulheres. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2020.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SMITH, A. Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Londres: W. Strahan e T. Cadell. 1776.
UNICEF BRASIL. Desigualdade de gênero e acesso à saúde menstrual: Desafios enfrentados por adolescentes brasileiras. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt-br. Acessado em: Out. 2024.